Para os mais distraídos, neste primeiro post vou explicar do que se trata uma Man cave – ou por outras palavras Manspace (em português não temos propriamente esta expressão, portanto a tradução que uso por minha autoria é antro do homem, ou tão simplesmente espaço do homem) – pois aparentemente ainda há quem não saiba do que se trata…

De todas as definições, aquela que mais gosto, e que resume bem o motivo pelo qual passei a orbitar esta área, é: A Man cave é um santuário onde tu podes ser TU, sem julgamentos de terceiros! E sabes bem a quem principalmente me refiro quanto a julgamentos… à tua respetiva!

Deixando de lado a eterna guerra dos sexos para aprofundar mais esta definição, a Man cave é um espaço reservado utilizado como área pessoal do Homem, segundo o seu gosto e para onde este pode ir para encontrar alguma solidão (que faz tanta falta ao fim de um dia de trabalho!) e/ou praticar atividades de lazer estando rodeado de apetrechos relativos aos seus hobbies, mas também como espaço social para onde pode ir com os seus amigos.

Como já referi, a Man cave deve estar ao gosto do seu dono e portanto também só diz respeito a ele o que lá tem ou faz! De qualquer forma, e em jeito de sugestão para possíveis apetrechos do espaço, posso referir algumas coisas habituais para lá fazerem como são os casos de assistir tv, jogar jogos, videojogos ou simuladores, trabalhar em hobbies, treinar, tocar um instrumento musical, ou tão simplesmente tomar uma bebida.

Outras possíveis valências do espaço poderão consistir num cinema em casa, museu pessoal, escritório pessoal, oficina, garrafeira, entre outros, não sendo exclusivos… pois pode permitir e incluir tudo isto num espaço com diversas funcionalidades. Resumindo: O que te der na real gana… O ESPAÇO É TEU E ÉS TU QUE DITAS AS REGRAS!

Apesar disso, não vivendo sozinho em casa e tendo em conta as definições anteriores, irás concordar que tem de ser inserida num espaço da casa com algumas características específicas… Para, sobretudo, evitar a propagação de sons que poderão disturbar toda a restante família, pelo que as áreas mais comuns para instalar a Man cave são a cave ou garagem (quando existentes), uma cabana no jardim (muito adotado na Grã-Bretanha), ou um quarto extra. Também pode ser exterior como uma zona delimitada do jardim, por exemplo a zona do barbecue.

Existindo várias destas opções disponíveis a escolha deverá também ter em conta o principal uso a dar ao espaço… Diria que não é conveniente utilizar um quarto, mesmo que localizado na cave, para dares largas às aptidões de mecânica automóvel…

Estando a definição feita por meio de diversos exemplos, estou certo que te identificarás com alguns e, portanto, começas já a ponderar onde instalar a tua. Acredito que ainda assim venhas a precisar de alguma ajuda, portanto vai acompanhando os novos posts onde irei partilhar algumas dicas e guias DIY (do it yourself ou fá-lo tu mesmo) para poderes, finalmente, avançar com a Man cave dos teus sonhos!

Se a queres mas não sabes como a conceptualizar ou precisas de apoio técnico especializado, dicas personalizadas para o recheio, acabamentos e mobiliário ou consultoria tecnológica para a materializar, estamos disponíveis para te ajudar!

Se, por outra, pretendes criar A TUA Man cave, o que pode implicar uma remodelação de fundo no espaço com necessidade de trabalhos de vários técnicos (construção, electricidade, canalização, etc), podes contar com os nossos serviços de análise de propostas, gestão de projecto e fiscalização, ou mesmo projectos de remodelação chave-na-mão.

Assim convido-te a entrar em contacto connosco para termos uma conversa introdutória e apresentares as tuas ideias, dando com esta início ao processo de consultoria, definição do projecto e orçamento, tudo sem compromissos (não te preocupes que o normal volume de trabalho que temos não nos permite sermos uns chatos que ligam a toda a hora após a entrega de orçamento). Encontras diversas formas de entrar em contacto conosco pela página.